Brasileiros já pagaram R$ 1,7 tri em impostos, taxas e contribuições este ano

O Impostômetro chegou à marca de 1 trilhão e 700 milhões de reais nesta segunda-feira.

Esse é o valor que os brasileiros já pagaram em impostos, taxas, contribuições e multas aos governos estaduais, municipais e federal desde o dia primeiro de janeiro deste ano.

Em 2017, esse mesmo valor foi atingido no dia 18 de outubro, ou seja, 24 dias mais tarde.

Na avaliação da Associação Comercial de São Paulo, que criou e mantém o Impostômetro, os royalties do petróleo e o aumento de preço dos combustíveis e da energia elétrica ajudam a acelerar a arrecadação, devido às cargas mais elevadas de impostos.

Lembrando que os royalties de petróleo são os valores em dinheiro que as empresas produtoras pagam aos governos para ter direito à exploração.

As empresas pagam uma porcentagem do valor de cada barril extraído e esse dinheiro é dividido ente a União, estados e municípios.

A valorização do dólar e o aumento dos preços internacionais do barril de petróleo têm ajudado a fortalecer os cofres públicos em 2018.

Segundo dados Agência Nacional do Petróleo, a ANP, a cifra destinada a União, estados e municípios nos oito primeiros meses do ano passa da casa dos 34 bilhões e 700 milhões de reais, valor que já é 14% maior a toda receita arrecadada com royalties no ano passado.

Fonte: Repórter Ribeiro

Pax Primavera