Buscar

Assistência Social promove comemoração do Dia dos Pais com idosos e destaca ações

Cb image default
Divulgação

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Assistência Social, promoveu um jantar de comemoração ao Dia dos Pais com idosos que compõem os seis núcleos da terceira idade. O evento contou com a participação de mais de 600 idosos e foi realizado no salão de festas da APAE, na última semana.

O encontro de socialização proporcionou o entrelaçamento entre os homenageados e suas famílias. Além disso, estimulou o fortalecimento de vínculos entre a sociedade, os familiares e os profissionais do Social.

A comemoração do dia dos pais envolveu os idosos do Núcleo Sempre Alegre (Centro de Referência de Assistência Social III), Núcleo Novos Amigos (Cohab I e II); Núcleo Felicidade, (CRAS I); Núcleo Vida Nova (Baguaçu); Núcleo Paz e Amor (CRAS II); e Núcleo Nova Amizade (Ribeiro dos Santos), além de contar com a presença da secretária de Assistência Social, Cristina Reale; a equipe da secretaria e outros secretários municipais e o vice-prefeito, Fábio Martinez, que representou o prefeito Fernando Cunha.

Durante o encontro foi destacado o carinho e os trabalhos desenvolvidos pelo município para com os moradores da melhor idade, destacando um processo de envelhecimento saudável. As homenagens emocionaram os presentes, acolhendo-os com afetividade, solidariedade e respeito.

Para a secretária Cristina Reale, o encontro representa o carinho que o município acolhe seus idosos e o que eles representam.

“Reunimos mais de 600 idosos que comemoram uma data tão especial. O dia dos pais simboliza a nossa admiração, o carinho e, principalmente, o respeito que temos por uma pessoa tão importante, o pai. Ter a participação e todos e ver a felicidade de cada um estampada no rosto é o resultado de um trabalho árduo que a secretaria realiza para acolher nossos idosos. O jantar do dia dos pais é uma homenagem que emociona os idosos e a equipe do Social”, desta Cristina.

De acordo com o Social, o município desenvolve políticas públicas que contribuem para um envelhecimento saudável e o Sistema Único de Assistência Social prevê uma gestão descentralizada e participativa da Assistência Social, considerando para a efetivação de suas ações as desigualdades socioterritoriais. Diante desse novo paradigma, as ações de assistência social dividem-se em duas categorias de atenção, de acordo com a natureza ou o tipo e complexidade do atendimento: Proteção Social Básica e Proteção Social Especial.

Cada uma das proteções conta com equipamentos que caracterizam o direito assistencial, espaços físicos públicos onde são desenvolvidas atividades de proteção à família e ao indivíduo.