Buscar

Assistência Social prorroga as inscrições para o casamento comunitário até o dia 11 deste mês

As inscrições começaram dia 25 de julho, iriam até a última sexta-feira (4), mas agora ganharam mais uma semana a pedido dos noivos e noivas

Cb image default
Inscrições para o casamento comunitário vão até sexta-feira (11)

A Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), anunciou – nesta segunda-feira (7) – que as inscrições para o casamento comunitário foram prorrogadas até a próxima sexta-feira (11). As inscrições podem ser feitas no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Central, que fica localizado no Edifício Filadelfo Alves, na rua José Coleto Garcia, Nº 1430 – Centro Velho, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Os casamentos comunitários serão realizados em setembro. De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social, Jaqueline Arimura, serão realizados 30 casamentos e as inscrições começaram a ser feitas nesta terça-feira (25) e agora vão até o dia 11 deste mês. O prazo anterior era até a sexta-feira passada (4), mas, a pedido dos noivos noivas – que necessitam reunir a documentação exigida – o prazo foi prorrogado. Os candidatos ao casamento comunitário devem fazer parte do Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Para se inscrever, torna-se necessário apresentar identidade, CPF e comprovante de residência de duas testemunhas; - comprovante de renda (contracheque ou carteira de trabalho).

Em resumo, o casamento comunitário é um tipo de cerimônia em que vários casais oficializam a união no mesmo dia e horário. Esse tipo de casamento é ideal para quem não tem muitas condições para pagar uma festa ou as despesas com cartório. Os procedimentos para participação no Casamento Comunitário seguem o trâmite legal para qualquer casamento civil. Um dos critérios avaliados para a seleção dos participantes é a renda familiar.

Na avaliação de Jaqueline Arimura, esta ação vem de encontro à necessidade de muitos casais em conseguir oficializar a relação, para fins de legalidade. “Será realizado em parceria com o cartório Lorenzoni, onde realizaremos a cerimônia de oficialização”, acrescentou Jaqueline Arimura. Haverá seleção dos casais por meio de avaliação de critérios por parte da equipe técnica.

O projeto do casamento comunitário se inicia com a seleção das famílias e dos casais e, posteriormente, é realizado entrevista e algumas visitas domiciliares para iniciar a solicitação e a preparação das documentações necessárias. Além disso, quando os casais possuem alguns documentos irregulares, separação não constituída legalmente, dentre outros, eles recebem as instruções de como proceder para regularização.

A Cerimônia Oficial será composta pela Oficialização das uniões, onde os casais dirão o tão esperado “sim”. Em seguida, será servido um jantar comemorativo em que cada casal poderá levar quatro convidados. A data prevista para a cerimônia é no dia 23 de setembro.