5ª Seção de Bombeiros Militar, em Nova Alvorada do Sul, recebe importante treinamento de salvamento veicular

Capacitação de bombeiros, importante treinamento de salvamento veicular realizado na Capital, na manhã hoje

Na maioria das profissões, após o expediente normal de trabalho, as pessoas vão para suas casas descansar. Mas para os bombeiros comunitários e militares de Nova Alvorada do Sul pode algumas vezes significar mais dedicação ao trabalho e, consequentemente, à população. Com esse espírito de entrega, os bombeiros comunitários realizaram, na manhã desta quarta-feira (09).

Um importante treinamento de salvamento veicular, treinamento esse realizado na capital Campo Grande (MS), aperfeiçoamento esse implantado na visão do tenente Falcão, que vem desenvolvendo um trabalho muito gratificante á população SulnovaAlvoradense, cujo resultado será a prática para o bom atendimento em situações reais.

A rotina dos bombeiros comunitários e militar, não se resume a apenas atender ocorrências ou emergências. A capacitação faz parte da rotina da corporação, na qual, é dedicado um treinamento para uma atividade específica desenvolvida pelos militares. O treinamento de salvamento veicular foi desenvolvido pelo profissional qualificado e treinado na pessoa do 1°Tenente Vinicius, 2º Tenente Baumgargdt, com acompanhamento do 2º Tenente Falcão, comandante interino da 5ª SBM  e foram abordadas aulas teóricas e práticas.

O salvamento veicular é o emprego de técnicas de resgate no qual os bombeiros retiram as ferragens de vítimas presas em veículos envolvidos em acidentes de trânsito. No treinamento, os bombeiros estudam os padrões da cinemática de colisões em veículos e a resposta de desencarceramento (libertar alguém que se encontra preso dentro de um veículo sinistrado) necessária para resgatar uma vítima.

No treinamento foi utilizada sucatas de um carro para os bombeiros efetuarem os cortes, utilizando técnicas como retirada de teto, rebatimento de painel, entre outras (utilizam-se ferramentas como desencarcerador, serra sabre, alavanca de ponta chata, cunha, calço, entre outros). Em muitos acidentes de trânsito graves, as pessoas ficam presas no interior do veículo e o trabalho de resgate dos bombeiros é crucial para a manutenção da vida. Por este motivo, o treinamento constante é uma forma de aperfeiçoamento do trabalho bombeiro militar.

 

 

Pax Primavera