Administração municipal de Nova Alvorada do Sul realiza dia de ações voltadas para o controle da Diabetes

Administração municipal de Nova Alvorada do Sul realiza dia de ações voltadas para o controle da Diabetes com enfoque no diagnóstico da Retinopatia Diabética e entrega de kits monitores de glicemia

Durante esta quarta-feira (10), a administração municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um dia de ações voltadas para o controle da Diabetes, com enfoque no diagnóstico da Retinopatia Diabética e entrega de kits monitores de glicemia.

A ação teve como público alvo os pacientes diabéticos que já fazem parte do grupo de hipertensos e diabéticos acompanhados pelas unidades de saúde municipais (grupo hiperdia), foram atendidas na ação 70 pessoas.

Durante a ação foram realizados: 
• Testes de glicemia, 
• Aferição de pressão, 
• Calculo de IMC, 
• Palestra sobre o Papel da família na vida do Diabético, feitas por Nutricionista e Psicóloga
• Entrega de kits monitores de glicemia (glicosímetro + Lancetas de punção digital + tiras de testes de glicemia) para os pacientes insulino dependentes.
• Exames de fundo de olho para diagnosticar retinopatia Diabética. Os exames de fundo de olho foram realizadas no local pelo oftalmologista Dr. Joni Hildor Schweickardt.

O Prefeito Arlei Barbosa, parabenizou toda a equipe da Secretaria de Saúde, desejou uma boa sorte a todos as pessoas que participaram desta ação, destacando o trabalho da administração municipal no cuidado da saúde da população.

“O diabetes é uma doença crônica séria, podendo ocasionar complicações greves. Trata-se de um problema que não pode ser ignorado. Precisamos alertar nossa população sobre os riscos da doença e incentivar a adoção de medidas preventivas e de controle. E hoje estamos chamando atenção para o cuidado da visão do Diabético e sempre destacando que adquirir hábitos de vida mais saudáveis são os grandes aliados do controle da diabetes”. destacou o secretario de saúde Dr. Flavio Renato.

Dr Joni (oftalmologista), considera que o exame de fundo de olho é de extrema importância para o diabéticos, haja visto que a retinopatia Diabética é uma complicação muito grave do Diabetes, podendo levar a perda da visão. “Durante os exames realizados na data de hoje encontramos uma estatística de cerca de 20% de retinopatia diabética. Uma estatística considerável. Essas pessoas que foram diagnosticadas hoje serão devidamente acompanhadas e tratadas, e por causa disso poderão preservar sua visão.”

A paciente Iracema Maria dos Santos que participou da ação, relata que convive com a Diabetes a mais de 15 anos, sempre foi acompanhada pelos médicos das unidades de saúde do município, e hoje pode realizar o exame de fundo de olho para avaliar sua visão ” Achei muito importante, esse exame, fui muito bem atendida e fiquei tranquila em saber que minha visão apesar da diabetes está boa, mas vou continuar controlando minha diabetes”

A paciente Maria Aparecida de Souza, relata ser diabética a 20 anos. “Sempre faço acompanhamento da Diabetes e hoje depois de fazer o exame do olho descobri que estou com problema na visão e terei que ser encaminhada para Campo Grande para tratamento, por achei muito importante a ação de hoje.”

Pax Primavera