Administração municipal de Nova Alvorada do Sul realiza reunião com integrantes do programa Criança Feliz

A administração municipal, através da equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizou nesta sexta-feira (13) uma roda de conversa com integrantes do Programa Criança Feliz, que tem como objetivo ampliar a rede de atenção e o cuidado integral às crianças na primeira infância (de zero a seis anos).

A palestra foi realizada pelos profissionais Luan Schwinn (Psicólogo) e Emanuelle (Enfermeira), que destacaram para as participantes que os primeiros anos de vida da criança, chamados de primeira infância, correspondem ao período que vai desde a concepção do bebê e gestação, até os seis anos de idade. É nessa etapa da vida que se desenvolvem as habilidades emocionais, físicas e cognitivas, principalmente nos três primeiros anos de vida quando áreas fundamentais do cérebro são desenvolvidas.

Também é nesse período que a criança aprende com mais intensidade a fazer, a compreender, a se relacionar e, inclusive, a desenvolver importantes valores a partir de suas relações na família, na escola e na comunidade.

Emanuelle, destacou que desta forma, a família é elemento central para a criança uma vez que pode oferecer, nos primeiros anos de vida, um ambiente que promova o desenvolvimento integral de seus filhos.

É importante ressaltar a importância da criança ter suas necessidades atendidas, receber afeto e conviver num ambiente seguro. Toda a rede que envolve a família, principal responsável pelo cuidado nesse início da vida, deve compreender essa responsabilidade e desenvolver práticas promotoras do desenvolvimento integral destacou o psicólogo Luan Schwinn.

Fonte: Assecom/Elder

Pax Primavera