Após nova regra, juros do rotativo caem mais de 40% no começo de abril

Nova regra do rotativo entrou em vigor no dia 3 de abril (Foto: Divulgação)

Taxa média dos principais emissores do País recuou para 283,5% ao ano, segundo a Abecs. Nova regra do rotativo entrou em vigor no dia 3 de abril.

A

taxa média de juros cobrada na linha do rotativo do cartão de crédito teve queda de 41,7% nos primeiros dias de abril, em comparação com o mesmo período de março, chegando a 283,5% ao ano (11,8% ao mês), segundo levantamento da Abecs, que representa as principais instituições emissoras de cartões no país.

MAIS: Solução para substituir rotativo do cartão de crédito ainda custa caro

Os dados levam em consideração apenas os três primeiros dias úteis do mês – de 3 a 5 de abril –, quando entrou em vigor a nova regra de uso do crédito rotativo, pela qual o cliente só pode usar o rotativo até a fatura seguinte (cerca de 30 dias). Após esse período, ele deve quitar o valor que ficou em aberto ou parcelar o saldo devedor com juros menores.

A restrição foi criada para coibir o uso do rotativo e obrigar os bancos a oferecer uma solução de parcelamento para o cartão de crédito com juros mais baratos. A taxa de juro do rotativo encerrou 2016 em 484,6% ao ano, segundo dados do Banco Central, que considera a média de todas as instituições financeiras.

Fonte: G1

http://assomasul.org.br/