Atvos – Unidade Santa Luzia apresenta em visita as boas práticas para prevenção de incêndios em canavial

agora equipe em treinamento no Centro de Convenções Gil de Camilo em Campo Grande (MS)

A apresentação aconteceu, pois, a unidade foi destaque no 7º Wildifire – Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais promovida pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) que está acontecendo desde o dia 28 e encerra no próximo dia 1º de novembro no Centro de Convenções Gil de Camilo em Campo Grande (MS)

A visita de apresentação na Unidade Santa Luzia aconteceu na manhã de ontem, dia 30 com a campanha ‘Juntos pela Comunidade contra Incêndios’ que foi destaque no case da 7º Wildifire.

A conferência que está acontecendo na capital do estado com a presença de gestores, autoridades, pesquisadores e brigadistas de diversas nacionalidades com objetivo de trocarem conhecimento na área.

agora equipe em treinamento no Centro de Convenções Gil de Camillo em Campo Grande (MS)

Na visita pratica a Unidade Santa Luzia os participantes do evento conheceram as iniciativas da Atvos em prevenção e combate a incêndios em canavial, e, durante a demonstração foi apresentada como é feito o monitoramento climático e também uma simulação pratica de combate a incêndio com liquido retardante e demonstração dos equipamentos de segurança (EPI’s e EPC’s) e demais procedimentos.

Além de adotar diretrizes e protocolos para a segurança das operações que comtemplam os procedimentos específicos (Requisitos de Atividades Criticas-RAC de incêndios agrícolas_ para prevenção e combate a incêndios, a unidade conta com uma brigada dedicada, com profissionais preparadas para a atuação nas ocorrências. E, cada frente de colheita possui caminhão agribomba, com brigadistas e socorridas treinados.

Entre as práticas de prevenção de incêndios promovida, a limpeza dos carreadores, realização dos aceitos no maquinário antes de qualquer manutenção, limpeza a seco e lavagem diária das colhedoras e monitoramento permanente da temperatura dos rodantes das colhedoras e também as variáveis ambientais para detectar as condições chamadas de “triangulo de emergência”

E, a empresa também participa do Plano de Auxilio Mutuo Emergencial (PAM) que é um grupo formado por empresas, governo e comunidade afim de integrar o atendimento emergencial a incêndios e queimadas, tanto nas instalações da Atvos quanto em ocorrências aos arredores. O pessoal treinado e equipamentos são disponibilizados para esse apoio emergencial.

Na conferência foi compartilhado a importância do trabalho em conjunto com a comunidade local para a prevenção de focos de incêndio. A conscientização o é algo muito importante e a orientação com estudantes, educadores, produtores rurais é fundamental.

Informações sobre a Atvos

A Atvos é a segunda maior produtora de etanol do país, atuando de forma integrada na produção e comercialização de etanol, açúcar VHP e energia elétrica desde 2007 no Brasil. Tendo capacidade para produzir 3 bilhões de litros de etanol, 700 mil toneladas de açúcar VHP e 3,1 mil GWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana-de-açúcar.

Com mais de 10 mil colaboradores a Atvos se consolida em cinco polos industriais localizados nos estados de São Paulo, Mato Groso, Mato Gross do Sul e Goiás, e em Nova Alvorada do Sul é uma das maiores empresas que geram emprego e renda ao município. 

Pax Primavera