CMAS e secretaria de Assistência Social realizaram a 9ª Conferência Nacional de Assistência Social em Nova Alvorada do Sul

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a secretaria de Assistência Social realizaram a 9ª Conferência Nacional de Assistência Social, por meio do decreto n°1603 , de 17/05/2017,realizou no dia 28 de junho de 2017, em Nova Alvorada do Sul, tendo como tema: Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS.

De modo a favorecer os debates no processo conferencial foram organizados 4 Eixos Temáticos: * EIXO 1: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.

  • EIXO 2: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS.
  • EIXO 3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais.
  • EIXO 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

As conferências são instâncias de caráter deliberativo, que oportunizam o debate de propostas no sentido de enfrentar a exclusão social, a partir da discussão da Política de Assistência Social.

A finalidade de uma Conferência é reunir os representantes governamentais, entidades e organizações de assistência social, usuários, organizações de usuários e trabalhadores que atuam na área de assistência social, para avaliar essa política e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do sistema, reafirmar o compromisso de todos os envolvidos com a Lei Orgânica da Assistência Social, bem como discutir as responsabilidades do poder público e dos conselhos na efetivação dessa Política. Estiveram na participando da conferencia o Prefeito Municipal, Arlei Silva Barbosa, acompanhado da primeira dama Danielle Mendes, Presidente da Câmara Municipal, Edir Alves Mesquita, deputado estadual João Grandão e como Coordenador da Frente Parlamentar Estadual em Defesa da Assistência Social da Assembleia Legislativa, vereadores, secretária Municipal de Assistência Social, Lívia Conceição Dias da Silva, e os outros secretários municipais.

Esteve presente para ministrar a Palestra magna com o tema Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS, Sérgio Wanderly Silva, Assistente Social, Secretário-Adjunto da Secretaria de Assistência Social de Campo Grande, Presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de MS e Conselheiro do Conselho Estadual de MS.

Fonte:Assessoria de Comunicação / Patrese Marengo Rios

Pax Primavera