Comemorando 91 anos, Rio Brilhante passa por obras para universalizar o sistema de esgotamento sanitário

DCIM100MEDIADJI_0026.JPG

Ampliação da rede de coleta de esgoto, mais ligações domiciliares e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto, são obras que modernizaram e melhoraram a saúde pública da cidade; comemorado aniversário o município segue para a universalização do sistema

Impulsionado pelo desenvolvimento da agricultura na região, o município de Rio Brilhante é um dos mais importantes De Mato Grosso do Sul.

A cidade, que geograficamente está bem posicionada em relação aos principais municípios de MS, apresentou um crescimento considerável por conta das instalações de usinas do ramo sucroalcooleiro na região. Atualmente, Rio Brilhante é o maior produtor de cana-de-açúcar do Estado.

Em 2019, foi concluída mais uma parte das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário, quase 15 km de rede coletora de esgoto e 1.150 ligações, com recursos da própria empresa.

Mas, a obra mais esperada é a atual, a ampliação do tratamento da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) que foi autorizada, com recurso do PAC 2 – FUNASA e contrapartida da própria empresa Sanesul no valor de R$ 3,4 milhões. A autorização do início das obras da ETE faz parte de uma grande ação do Governo do Estado que está empenhado na busca pela universalização dos serviços de saneamento em Mato Grosso do Sul.

“O início dessa obra em Rio Brilhante é o resultado da pauta positiva realizada na FUNASA em Brasília. Com a ajuda do Governo Federal conseguimos a liberação desse recurso que já está sendo utilizado na ampliação da ETE e melhorias do sistema. Um investimento em saúde pública para os moradores dessa importante cidade de nosso Estado”, comentou Walter Carneiro Jr – Diretor Presidente da Estatal.

Há mais 35 km de rede coletora de esgoto e 1.431 ligações domiciliares de esgoto do programa Avançar Cidades que serão iniciadas após licitação.

No aniversário da cidade, 26 de Setembro, a Sanesul parabeniza todos os moradores por mais um ano de Rio Brilhante.

Na atual gestão do Governo do Estado, Rio Brilhante tem garantidos R$ 23,4 milhões investidos integralmente nos sistema de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário.

Fonte:ACOM/SANESUL
ALEMS:UNIÃO DE ESFORÇOS