‘DIA D’ de Vacinação Contra a Influenza e o Sarampo acontecem neste sábado em MS

O ‘Dia D de Vacinação’ Contra a Influenza e o Sarampo acontecem neste sábado (30), em Mato Grosso do Sul. O foco do início desta segunda fase da campanha são as crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos, mas idosos a partir de 60 anos e profissionais da saúde que estavam na primeira fase da campanha podem ser vacinar.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto, é importante a população dos grupos elencados se vacinarem. “É uma forma de prevenção contra os vírus que estão em circulação pelo país. Então, pedimos que os idosos, os profissionais de saúde, pais ou responsáveis das crianças, procurem uma unidade de saúde ou local indicado pelo seu município para se vacinar. Não deixem de estarem imunizados”.

A coordenadora Estadual de Vigilância Epidemiológica da SES, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger, lembra que a medida que o Ministério da Saúde for encaminhando novas doses da vacina contra a Gripe, novos grupos poderão ser abertos. “É importante, que o grupo elencado faça a imunização dentro do período recomendado, porque a medida que for abrindo os novos grupos para vacinação, isto facilita o andamento da campanha”.

“Os profissionais de saúde dos locais de vacinação devem oportunizar às crianças a partir de seis a menores de cinco ano a vacinação contra o Sarampo, além da Influenza. Infelizmente, o país perdeu a titulação nacional de erradicação contra o sarampo e, por isto, o Ministério da Saúde está determinado para resgatar esta certificação. O Brasil possui um vasto calendário de vacinas disponíveis de forma gratuita pelo SUS, assim, reforçamos sobre a importância de termos excelência nesta cobertura vacinal”, ressalta Ana Paula.

A Secretaria de Estado de Saúde esclarece que cada município é responsável por sua estratégia. O Estado recebeu do Ministério da Saúde, 304 mil doses de vacina contra a Influenza – sendo que 84 mil doses já foram entregues nesta semana –, para a realização do Dia D, nos 79 municípios do Estado.

Rodson Lima, SES

Foto: Agência Brasil/Reprodução

CAMPANHA SANESUL