Dia Internacional da Mulher: mulheres no saneamento de Mato Grosso do Sul

????????????????????????????????????

Em 08 de março comemoramos o dia internacional da mulher. Na Sanesul, 313 mulheres são personagens importantes que atuam na construção da saúde pública em Mato Grosso do Sul por meio do saneamento. Mulheres que se tornaram protagonistas e marcaram presença.

Nacionalmente, elas ocupam cada vez mais posições de liderança no saneamento e meio ambiente, seja na condição de profissionais técnicos, operacionais, acadêmicos ou de gestão, liderando equipes ou grandes projetos.

Com olhar sensível, elas trazem soluções de saneamento básico mais humanitárias e urgentes, já que elas reconhecem a necessidade da saúde pelo acesso a água potável e o esgotamento sanitário, alimentação e equilíbrio ambiental dos ecossistemas. 

Elas entendem que as carências de saneamento comprometem mais a saúde das mulheres brasileiras do que a dos homens. Isso, porque quando alguém da família adoece em decorrência da falta de saneamento, em geral a rotina das mulheres é mais afetada – os cuidados domésticos recaem sobre elas assim como o cuidado de toda a família que adoece em função de doenças relacionadas.

E sabem, que a todos os problemas ocorridos pela falta de condições sanitárias afetam a produtividade feminina em suas atividades sociais e econômicas, comprometendo a renda, diminuindo seu potencial de desempenho nos estudos, a qualidade de vida e o bem-estar.

Temo engenheiras, advogadas, laboratoristas, administradoras, psicólogas, encanadoras, analistas de sistemas, biólogas, assistentes, estagiárias, entre outras profissões, fazendo parte do nosso quadro de trabalho. Elas transformam o saneamento e têm suas vidas transformadas.

Corajosas pioneiras, novatas, muitas vezes anônimas, que não se intimidaram frente aos desafios para atuar neste meio, e abrem espaço para que outras tenham a oportunidade de brilhar por contribuírem para os necessários avanços do setor.

Os desafios a serem enfrentados para a universalização dos serviços de saneamento do Brasil são muitos. Felizmente, em Mato Grosso do Sul, trabalhamos com bons resultados. Já temos a universalização do fornecimento de água potável nas cidades operadas pela empresa, e estamos cem por cento focados na universalização do esgotamento sanitário.

Com investimentos em obras de coleta e tratamento de esgoto em todos os municípios, pretendemos chegar aos melhores índices de cobertura nacional nos próximos 10 anos. E nesse grande processo de transformação, contamos com as nossas agentes da promoção da saúde pública, capazes de mudar a realidade no local onde vivemos.

Sobre o papel da mulher no saneamento? Ainda há diferenças, e algumas ideias, hábitos e valores demoram a mudar.  Felizmente, a persistência e resiliência é uma característica fortemente feminina.

Fica aqui a nossa admiração e respeito pelo trabalho de todas as nossas profissionais. Obrigado por contribuírem na construção de um Mato Grosso do Sul melhor para se viver! 

E, parabéns para todas as mulheres que contribuem no desenvolvimento social e econômico do Estado!

08 de março – Dia Internacional da Mulher

http://assomasul.org.br/