Entidades e Setores que atendem mulheres vítimas de violência participam de capacitação

Na última Sexta-feira (15), representantes da Assistência Social, Educação, Saúde, Habitação e Conselhos Municipais, participaram de uma “Capacitação e Fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica”.

O evento foi realizado por intermédio do Dr. Juiz de Direito Sr. Jessé Cruciol junto à Coordenadoria Estadual da Mulher em parceria com o Tribunal de justiça e ministrado pela Juíza Jacqueline Machado ( Coordenadora Estadual da Mulher em situação de violência doméstica e familiar).

O conceito de rede de enfrentamento à violência contra as mulheres diz respeito à atuação articulada entre as instituições/serviços governamentais, não-governamentais e a comunidade, visando ao desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção e de políticas que garantam o empoderamento e construção da autonomia das mulheres, os seus direitos humanos, a responsa-bilização dos agressores e a assistência qualificada às mulheres em situação de violência.

Portanto, a rede de enfrentamento tem por objetivos efetivar os quatro eixos previstos na Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres – combate, prevenção, assistência e garantia de direitos.

“Temos a missão de tornar os atendimentos acessíveis a todas as mulheres. Precisamos dar tranquilidade a elas para que possam buscar os serviços e denunciar seus agressores” relatou o Secretário de Saúde Eduardo Mendes.

“É importante enfatizar que a Administração Municipal tem incentivado muito as campanhas e a valorização das pessoas. Esta capacitação fortalece a importância de levar informações a toda rede de atendimento para que as mulheres sejam protegidas. As políticas desenvolvidas na cidade tendem a se fortalecer cada vez mais”.Enfatizou a secretária de Assistência Social Lívia Dias.

Fonte assecom

http://assomasul.org.br/