Morre Wilson Barbosa Martins o Primeiro governador de MS

Primeiro governador eleito de Mato Grosso do Sul, pelo voto popular

Ocasião da visita de Wilson Barbosa Martins a Nova Alvorada do Sul,1996,inauguração da prefeitura Municipal, com Rivaldo Alves então Prefeito.

O ex-governador Wilson Barbosa Martins morreu na manhã desta terça-feira (13) às 6hr com 100 anos. A informação foi confirmada pela família. Ainda não há detalhes sobre o velório.

Wilson Barbosa Martins advogado de formação e Ex-senador da República, ex-deputado federal, foi prefeito de Campo Grande e governador do Estado de Mato Grosso do Sul.

Filho de Henrique Martins e de Adelaide Barbosa Martins, nasceu na Fazenda São Pedro, área que hoje corresponde ao município de Sidrolândia e na época era área rural de Campo Grande.

Casou-se com a escritora e artista plástica Nelly Martins, filha de Vespasiano. Estiveram juntos por quase 60 anos até a morte da esposa, em 2003. Teve três filhos: Thaís, Celina e Nelson.

Governou MS de 1983 a 86, e depois de 1994 a 98. Sua gestão, que incluiu, entre outras, a pavimentação de 2,5 mil quilômetros de rodovias, o projetou como uma das figuras mais admiradas e respeitadas do Estado. Ajudou a elaborar a Constituição de 1988 e chegou a ser eleito um dos dez melhores parlamentares da Câmara Federal por sua atuação nas comissões permanentes da Casa. Defensor de ideais humanistas, ele era o “cara mais à esquerda”, enquanto seu opositor direto, também ex-governador, Pedro Pedrossian, tinha um perfil mais de direita.

Fonte:c.ms