A elefanta Pupy, de 36 anos e aproximadamente 10 toneladas, está em sua última viagem, atravessando Mato Grosso do Sul a caminho do santuário em Chapada dos Guimarães (MT). A comitiva passou por Nova Alvorada do Sul, Campo Grande, Bandeirantes e São Gabriel do Oeste, após deixar o Ecoparque de Buenos Aires, na Argentina, na segunda-feira (14).
O transporte da elefanta está sendo feito em um comboio especial, com carros de apoio, vans e um caminhão adaptado para garantir sua segurança. O trajeto também conta com escolta da PRF. A previsão é de que Pupy chegue ao santuário entre os dias 19 e 20 de abril, dependendo das condições das estradas e do bem-estar da elefanta.
Pupy viveu por mais de 30 anos no Ecoparque de Buenos Aires, após ser trazida do Parque Nacional Kruger, na África do Sul. Durante esse tempo, ela esteve acompanhada de sua companheira Kuky, que faleceu em outubro de 2024. Agora, Pupy se juntará a outros cinco elefantes no santuário: Bambi, Maia, Rana, Guillermina e Mara, que também foi transferida de Buenos Aires em 2020.
Assista à transmissão do jornalista Rones Cezar, feita durante a passagem de Pupy por Nova Alvorada do Sul, com entrevista a integrantes da comitiva; veja: