O prefeito de Deodápolis, Jean Carlos Silva Gomes, o “Capitão do Povo”, exonerou o ex-prefeito Valdir Luiz Sartor do cargo de Secretário Municipal de Infraestrutura, Produção e Meio Ambiente. A decisão foi publicada oficialmente nos últimos dias. (veja)
Apesar da exoneração, Valdir Luiz Sartor segue na administração municipal. Ele foi nomeado para um novo cargo comissionado: Assessor de Assuntos Especiais. O posto foi criado recentemente por meio da Lei Complementar nº 007/2025, aprovada pela Câmara Municipal em regime de urgência.
O novo cargo tem salário base de R$ 10.483,64 e carga horária de 20 horas semanais (4h por dia). Segundo a legislação, a criação do cargo e outras mudanças na estrutura administrativa representam impacto financeiro de R$ 331.252,61 por ano aos cofres públicos. Com isso, o gasto com pessoal na prefeitura atinge 48% da receita corrente líquida, próximo do limite de alerta de 48,60%.
Em justificativa enviada à Câmara, o prefeito afirmou que as mudanças são parte de uma reorganização da estrutura administrativa. Segundo ele, a criação de cargos e o reajuste de salários são necessários para atender demandas técnicas e melhorar os serviços públicos. A gestão também alegou que algumas categorias estão com salários defasados em relação ao mercado.
No lugar de Valdir na Secretaria de Infraestrutura, Produção e Meio Ambiente, foi nomeado Paulo Eduardo Firmino Siqueira, conforme o Decreto nº 108/2025.