O Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Ciência, Tecnologia e Inovação), entregou na sexta-feira (27), leite adquirido por meio do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) a 118 famílias indígenas Guarani Kaiowá da aldeia Lima Campo no município de Ponta Porã, que vivem em situação de vulnerabilidade alimentar.
A entrega foi realizada pela equipe da SEAF/Semadesc (Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais da Semadesc). “Essas famílias indígenas passaram a receber 5 litros de leite por semana durante 1 ano. A entrega de leite acontece uma vez por semana na aldeia”, afirma o secretário Executivo Humberto de Mello Pereira.
“A segurança alimentar é prioridade do Governo do Estado. Por isso, na Semadesc trabalhamos para executar todos os recursos do PAA destinados a Mato Grosso do Sul. É urgente garantir alimentação de qualidade em escolas, em hospitais e também para as famílias em condições vulneráveis, como os assentados, quilombolas e populações indígenas”, comentou o secretário Jaime Verruck, da Semadesc.
O PAA é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Governo Federal para atender as famílias indígenas em situação vulnerabilidade alimentar. Em Mato Grosso do Sul, o programa é coordenado pela Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais da Semadesc e executado pela Agraer e prefeituras municipais.
A ação em Ponta Porã teve como parceiros a Prefeitura Municipal, a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), Distrito Sanitário Especial Indígena-DSEI e Agraer. Participaram da entrega o Coordenador de Povos Originários e Comunidades Tradicionais, Dionedison Cândido e a Coordenadora de Compras Instituicionais da SEAF/Semadesc, Carlinda Rezende.