O Corinthians é pentacampeão brasileiro feminino! De virada, as Brabas venceram a Ferroviária por 2 a 1 e faturaram o título do Brasileirão Feminino na Neo Química Arena. Mylena abriu o placar para as Guerreiras Grenás, e Jhennifer e Tamires anotaram os gols corintianos.
Foram 42.566 mil pessoas que acompanharam o triunfo corintiano em Itaquera, novo recorde de público em um jogo feminino na América do Sul.
CINCO PONTOS QUE MARCARAM A PARTIDA:
> HOMENAGEM! Antes da bola rolar, a torcida corintiana fez uma homenagem ao técnico Arthur Elias, que vai assumir a Seleção Brasileira Feminina. Durante o hino nacional, os torcedores fizeram um mosaico com a frase: "Obrigado Arthur".
> FERRINHA NA FRENTE! A Ferroviária não se abalou com o calor da torcida corintiana e abriu o placar aos 10 minutos do primeiro tempo. A zaga corintiana dormiu no ponto, e Mylena Carioca aproveitou cruzamento da esquerda para colocar o time de Araraquara em vantagem.
> REAÇÃO DAS BRABAS! Arthur Elias foi ousado e mexeu na equipe durante o primeiro tempo. Gabi Portilho melhorou o time e o empate veio com Jhennifer, na reta final da primeira etapa, após cobrança de escanteio.
> A MÃE TA ON! As Brabas voltaram para o segundo tempo mais organizadas e, aos 12 minutos, veio a virada. Millene roubou a bola, avançou pela direita e cruzou na área. Tamires apareceu na marca do pênalti e completou de chapa, fazendo a Fiel explodir na Arena.
> LUCIANA BRILHA NA FERRINHA! O Corinthians teve diversas oportunidades para fazer o terceiro gol e "matar o jogo", mas a goleira Luciana estava em tarde inspirada, tendo feito ao menos três grandes defesas no segundo tempo.
COMO FOI O PRIMEIRO TEMPO?
Mesmo com uma linha de cinco na defesa, a Ferroviária não se intimidou jogando em Itaquera, aproveitou suas chances e abriu o placar no início da partida. O Corinthians teve o controle da posse de bola, mas as jogadoras pareciam ansiosas com o momento e calor da torcida. Arthur Elias foi ousado ao colocar Gabi Portilho ainda no primeiro tempo. Na reta final da primeira etapa, as Brabas foram encontrando espaços e empataram a partida em cobrança de escanteio.
E A ETAPA FINAL?
As Brabas voltaram do intervalo com mais calma e paciência. Com o jogo coletivo fluindo, o Corinthians não demorou para virar a partida após uma bela jogada entre Millene e Tamires. A Ferroviária encontrou dificuldades para acionar o contra-ataque e acabou se perdendo na partida. O Corinthians só não sacramentou o título com o terceiro gol pois a goleira Luciana salvou as Guerreiras Grenás.
CORINTHIANS 2 X 1 FERROVIÁRIA
BRASILEIRÃO FEMININO - FINAL - VOLTA
Local: Neo Química Arena, São Paulo (SP)
Data e hora: 10 de setembro de 2023, às 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Edina Alves Batista (FIFA-SP)
Assistentes: Neuza Ines Back (FIFA-SP) e Fabrini Bevilaqua Costa (FIFA-SP)
Árbitro de vídeo: Daiane Muniz (FIFA-SP)
Público e renda: 42.566 / R$ 920.125,90
GOLS: 0-1 Mylena (10'/1T); 1-1 Jhennifer (41'/1T) e Tamires (12'/2T)
CORINTHIANS
Lelê; Paulinha (Katy, 13'/2T), Mariza, Tarciane e Yasmin; Duda Sampaio, Jaqueline (Gabi Portilho, 35'/1T) e Tamires (Fernandinha, 38'/2T); Jheniffer, Millene (Vic Albuquerque, 13'/2T) e Gabi Zanotti (Juliana, 38'/2T) Técnico: Arthur Elias.
FERROVIÁRIA
Luciana; Mônica Bitencourt (Daiane, 38'/2T), Day Silva, Luana Sartório, Géssica (Ingyrd, 38'/2T) e Barrinha; Raquel Domingues, Mylena Carioca e Suzane Pires (Sochor, 19'/2T); Eudimilla e Laryh (Lelê, 38'/2T). Técnico: Jéssica Lima (Aline Gomes, 11'/2T)