O prefeito José Paulo Paleari, de Nova Alvorada do Sul, participou nesta quarta-feira (04) do 1º Congresso dos Municípios do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. Durante o evento, ele palestrou sobre o fortalecimento do empreendedorismo no município.
O evento que teve início terça-feira, no auditório da Assomasul em Campo Grande contou com a presença de prefeitos de todo estado, do Governador Eduardo Riedel, da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet e de outras autoridades.
Nesta quarta-feira (4), o painel “Cidades Empreendedoras” foi uma das ações que compôs o cronograma. Conduzido pela diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, o diálogo contou com a participação de dois prefeitos de municípios que participam do programa e são destaques na implementação de boas práticas: José Paulo Paleari, de Nova Alvorada do Sul, e Germino da Roz, de Batayporã.
Em sua fala, Paleari destacou que o programa tem contribuído para o desenvolvimento local, por meio de ações que apoiam os pequenos negócios e estimulam o empreendedorismo. “O Cidade Empreendedora apoia a gestão pública para que a gente ajude o pequeno comerciante a crescer e a gerar emprego. Temos mais de mil empresas em Nova Alvorada do Sul e o Sebrae trouxe o suporte para que a gente pudesse melhorar a vida dessas pessoas”, comentou o prefeito.
Uma das iniciativas implementadas no município foi o credenciamento do microempreendedor individual para prestação de serviços para a prefeitura. “Estamos trazendo oportunidade de renda para quem vive na nossa cidade e isso vai fazer com que o dinheiro circule ali e fomente a nossa economia”, disse Paleari.
O prefeito também ressaltou que o programa Cidade Empreendedora contribui para a melhoria da gestão pública. “O Sebrae nos ajuda a estruturar a nossa gestão para que a gente possa atender melhor a população”, afirmou.
O programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae que busca promover o desenvolvimento econômico e social dos municípios, por meio da articulação de ações que apoiam os pequenos negócios e estimulam o empreendedorismo. Em Mato Grosso do Sul, o programa atende 37 municípios.