Nesta quarta-feira (23) o Secretário Executivo de Agricultura Familiar de Povos Originários e Comunidade Tradicionais (SEAF/SEMADESC), Humberto de Mello Pereira, participa da abertura do I Congresso Internacional e II Congresso Brasileiro de Macaúba que acontece entre os dias os dias 23 a 25 de outubro de 2024, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Especialistas, pesquisadores, profissionais e líderes do setor público e privado estão reunidos para discutir o papel dessa notável palmeira na bioeconomia e no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Originária das Américas, a macaúba emerge como uma fonte versátil de matérias-primas sustentáveis, abrindo portas para setores como alimentação, energia, química, saúde e materiais. Este evento será uma oportunidade ímpar para a troca de conhecimentos e discussões sobre as potencialidades da macaúba, promovendo-a como um recurso valioso da nossa biodiversidade.
Com uma abordagem integrada, o evento abordará estratégias para o cultivo sustentável da macaúba, sua integração com outras atividades agrícolas e seu papel essencial na revitalização de áreas degradadas. Além disso, exploraremos seu potencial como alternativa sustentável para óleos vegetais tradicionais e fonte de biomassa para futuras biorefinarias, contribuindo para a mitigação dos impactos das mudanças climáticas e a descarbonização de múltiplos setores econômicos no Brasil e em toda a região. A nossa participação resulta no acúmulo de conhecimento e futuramente aplicarmos na prática todo este aprendizado em nosso estado de MS.
Ao lado do secretário Executivo, participam Renato Roscoe - Diretor do Instituto Taquari Vivo - Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil; David Lourenço – Coordenador de Apoio a Inclusão Sanitária, Agroindústria e Certificação da Produção Familiar da SEAF/SEMADESC e Valteci Ribeiro de Castro Junior (SEAF-SEMADESC).👇🏿