A partir dessa terça-feira (2) o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PP), assume interinamente o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
Ele fica no cargo até o próximo dia 14 de janeiro, data em que o governador Eduardo Riedel retornará das férias.
Com a ausência de Riedel para as férias, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP), assumiu no dia 26 dezembro o comando do Governo do Estado até a data de hoje.
No dia 14 de dezembro, foi publicado no Diário Oficial da Casa de Leis o Decreto Legislativo 782/2023 (página 3) que autorizou o governador Eduardo Riedel a licenciar-se do exercício de suas funções, a título de recesso, de 26 de dezembro de 2023 a 14 de janeiro de 2024, período em que poderá se ausentar do Estado e também do País.
De acordo com a publicação, durante o período de ausência do governador, a chefia do Poder Executivo será exercida pelo presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro. A situação é prevista em virtude do vice-governador Barbosinha ter informado que estará ausente do Estado nas datas. Já no período de 2 a 14 de janeiro de 2024 a função será desempenhada pelo vice-governador, nos termos do artigo 86 da Constituição Estadual.