O presidente russo Vladimir Putin pediu desculpas ao presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, neste sábado (28), após a queda de um avião Embraer 190 da Azerbaijan Airlines que resultou na morte de 38 pessoas. O acidente ocorreu em espaço aéreo russo, próximo à cidade de Aktau, no Cazaquistão.
De acordo com informações da agência de notícias russa Interfax, o avião, identificado como voo J2-8243, partiu de Baku, capital do Azerbaijão, com destino à cidade de Grozny, capital da Chechênia, na Rússia. Durante a tentativa de pouso em Grozny, a aeronave foi forçada a realizar um pouso de emergência no Cazaquistão após ser atingida. Além das vítimas fatais, 29 pessoas ficaram feridas.
Putin, em conversa com Aliyev, sustentou a versão oficial divulgada pela autoridade civil de aviação russa. Segundo as investigações preliminares, o incidente teria sido causado por um sistema de defesa aérea russo que confundiu o avião com um drone ucraniano. No momento do acidente, o sistema de defesa estava ativo para interceptar ataques de drones ucranianos.
O presidente russo também admitiu que o sistema de defesa entrou em ação ao detectar a presença de drones, o que teria provocado o abatimento da aeronave. Autoridades russas e azerbaijanas continuam investigando as circunstâncias do incidente.