Publicado em 15/03/2024 às 23:42,
Homem de 41 anos está internado em hospital em Campo Grande e deve ser transferido em 72 horas para o Albert Einstein, em São Paulo
Um homem de 41 anos, que está há cinco anos na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) por um novo coração, conseguiu, por força de uma liminar, que o Estado e o Município de Nova Alvorada do Sul, transfiram-no com urgência de um Hospital de Campo Grande, onde encontra-se internado, para o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
O pedido feito pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul nessa quinta-feira (13), foi deferido horas depois pela Justiça.
O paciente encontra-se acometido da doença de Chagas, ou Tripanossomíase americana, que é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, sendo a terceira causa de transplante cardíaco no Brasil.
O Trypanosoma cruzi pode ser transmitido pelo barbeiro. Ele pica a vítima para se alimentar de sangue e, no ato, defeca, evacuando o parasita. Alimentos como açaí e cana-de-açúcar com restos do inseto e suas fezes são outra forma de o contágio ocorrer, além de transfusão de sangue.
Transferência Hospitalar
O Hospital Israelita Albert Einstein é referência em transplantes cardíacos, e a transferência do hospitalar do paciente foi requerida via UTI Aérea em suporte avançado, devido à urgência do caso.
“A esposa nos procurou porque o marido está no CTI em Campo Grande e o coração está lá em São Paulo, ele precisa fazer o transplante. Nós não tínhamos valores, mas fizemos uma força tarefa na Defensoria, concluímos a ação com três orçamentos e com pedido de dispensa do NAT, considerando que a espera por um parecer, neste momento, poderia atrasar ainda mais a decisão”, explica o defensor público Cássio Sanches Barbi, da Comarca de Nova Alvorada do Sul.
Com o deferimento do pedido pela Justiça do pedido, o Estado e o Município de Nova Alvorada do Sul tem o prazo de 72h para efetuar a transferência hospitalar sob pena de eventual bloqueio judicial.