Publicado em 27/11/2024 às 19:50,

Gaeco vai pra cima da facção em MS e outros Estados

Em uma grande operação, o Gaeco atacou a facção TCP, cumprindo mandados em MS, SP, MG, entre outros, e confiscou milhões de reais em bens ligados ao tráfico e lavagem de dinheiro

Vinícius Santos, Com informações do MPMG
Cb image default
Equipes envolvidas na ofensiva contra o crime organizado - (Divulgação/MPMG)

Nesta quarta-feira (27), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), deflagrou uma operação contra o Terceiro Comando Puro (TCP), organização criminosa com atuação em diversas partes do Brasil. Foram expedidos 106 mandados de prisão, busca e apreensão, além de ordens judiciais de sequestro de bens no valor de R$ 345 milhões, abrangendo cidades em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Espírito Santo.

A operação revelou uma rede de lavagem de dinheiro ligada ao narcotráfico, envolvendo pessoas físicas e jurídicas. Os mandados foram cumpridos em cidades como Belo Horizonte (MG), Contagem (MG), Rio de Janeiro (RJ), Foz do Iguaçu (PR), Praia Grande (SP), Ribeirão Preto (SP), São Bernardo do Campo (SP), Paranaíba (MS), Sinop (MT) e Britânia (GO). Entre os bens sequestrados estão contas bancárias, veículos, imóveis e até ações de empresas relacionadas aos investigados.

Além do MPMG, participaram da ação promotores de Justiça, delegados, policiais civis e militares, além de cães farejadores e helicópteros. A operação tem como objetivo desarticular a facção criminosa e combater a lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas. Novos desdobramentos são aguardados conforme as investigações avançam.