Publicado em 13/11/2024 às 20:47,
Operação Proclamação da República
A partir da 0h desta quinta-feira (14) até as 23h59 do domingo (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza a Operação Proclamação da República em todo o Brasil. O objetivo da ação é reforçar a fiscalização do uso do cinto de segurança, obrigatório para todos os ocupantes dos veículos.
A operação visa alertar motoristas e passageiros sobre a importância do cinto de segurança, um dispositivo comprovadamente eficaz na redução de feridos e mortos em acidentes. Em caso de colisão ou capotamento, o cinto de segurança evita que a pessoa seja arremessada para fora do veículo ou contra outras estruturas, minimizando o risco de lesões, especialmente nas regiões da coluna.
O uso do cinto é exigido para todos, incluindo passageiros no banco traseiro. A infração por não utilizá-lo resulta em multa de R$ 195,23 e perda de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o veículo é retido até que todos os ocupantes coloquem o cinto.
Em 2024, a PRF incorporou novas tecnologias para ampliar a fiscalização. Câmeras instaladas em locais estratégicos, como postes e praças de pedágio, contam com o apoio da inteligência artificial para identificar condutores sem o cinto ou utilizando o celular enquanto dirigem.
A operação, que busca salvar vidas, reforça a importância do respeito às leis de trânsito e a conscientização sobre os benefícios do uso correto do cinto de segurança.