Publicado em 08/02/2024 às 16:24,
Atual composição oficial prevê somente a participação de parlamentares
A deputada estadual Gleice Jane (PT) defendeu na sessão legislativa desta quinta-feira (8) o retorno de representantes das colônias de pescadores de MS à composição oficial da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Pesca da ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).
“É legítimo porque são as pessoas que estão no dia a dia do processo do trabalho e que merecem estar fazendo parte desse debate”, afirmou a parlamentar ao levantar a questão de ordem da sessão legislativa. Na quarta-feira (7), a deputada recebeu em seu gabinete recebeu um grupo de representantes das colônias de pescadores de diversos municípios do Estado.
Entre os presentes estavam Maria Antônia, presidente da Colônia Z10 de Fátima do Sul, além de lideranças dos pescadores de Angélica e região, de Naviraí, da região sul com Porto Kaiowá, de Três Lagoas, Coxim, Anastácio, Miranda e Corumbá.
Durante o encontro, foi discutida a importância de os movimentos e organizações ligadas à pesca terem participação oficial nas discussões da Frente Parlamentar. Hoje, Gleice trouxe à tona o pedido, ressaltando a importância da representatividade.
“É importante frisarmos que anteriormente a Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Pesca contava com a participação tanto de parlamentares quanto de representantes das colônias de pescadores, da sua respectiva federação, de associações de catadores de iscas e demais representantes da cadeia produtiva da pesca - tais como hotéis e pousadas, que são representantes dessas categorias, além dos vereadores das cidades que têm a cadeia produtiva da pesca muito forte. No entanto, na composição atual, apenas os deputados fazem oficialmente parte da frente. Essa mudança tem sido objeto de reivindicação por parte dos representantes das colônias que precisam ter sua presença e participação asseguradas”, explicou o ex-secretário executivo da frente parlamentar, Paulo Ângelo de Souza.