Buscar

Prefeitura de Ribas do Rio Pardo (MS) adota inteligência artificial no transporte público

Plataforma vai monitorar em tempo real as linhas de transporte escolar do município. Prefeito João Alfredo apresenta o projeto durante o 2º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes

Cb image default
Ribas do Rio Pardo em visão aérea

A Secretaria de Infraestrutura, por meio da Prefeitura de São Ribas do Rio Pardo, está trabalhando na implementação de uma plataforma de monitoramento das linhas de transporte escolar do município. O projeto, que tem previsão de lançamento ainda para o final deste mês, será apresentado a prefeitos e gestores que participam, nos dias 21 e 22 de março, do 2º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes, em Campo Grande.

O programa tem por objetivo monitorar os veículos em tempo real e calcular a rota mais eficiente de acordo com o destino. Segundo o prefeito João Alfredo, o software utilizará uma inteligência artificial que verifica os melhores roteiros de viagem.

“O território de Ribas corresponde a 80% do estado de Sergipe, que é o menor estado brasileiro e temos mais de 100 linhas de transporte escolar. Todos os veículos do transporte escolar já eram rastreados. Com esse novo projeto, haverá um grande painel de monitoramento e qualquer desvio no trajeto será alertado. Isso vai trazer mais segurança para os nossos estudantes e mais economia aos cofres públicos”, contou o prefeito.

O uso de tecnologia para a vigilância dos serviços públicos em Ribas do Rio Pardo não está restrita ao setor de transporte público. Há um ano, a prefeitura também lançou um programa que possibilita a população ter acesso a tudo que acontece na cidade em tempo real e, ainda, sugerir melhorias para o poder público. Trata-se do Ribas Digital, um aplicativo com inúmeras funcionalidades, desde a solicitação de troca da lâmpada de um poste até o agendamento de consultas médicas e emissão da taxa de lixo.

“O Ribas Digital foi implementado há um ano e hoje já conta com mais de dois mil usuários, tendo novas adesões a cada dia”, relata o prefeito. “A inteligência artificial nos serviços públicos é o futuro. Cada vez mais queremos que o contribuinte não tenha que ir à prefeitura na emissão do IPTU, da Taxa de Lixo, Certidões Negativas, pré-matrícula, ouvidoria, tudo isso ele faz pelo aplicativo. Isso impacta no dia a dia do cidadão.”

As inovações tecnológicas do município de Ribas do Rio Pardo integram apenas uma das muitas novidades que serão apresentadas no 2º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes. O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Campo Grande e a Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (AGETEC), será realizado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Mato Grosso do Sul (CREA-MS). O objetivo é reunir prefeitos, gestores e servidores para tratar da implantação de cidades inteligentes, que utilizam a tecnologia e fomentam a inovação nos serviços públicos.

As inscrições para o 2º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes são gratuitas para servidores públicos, vereadores, entidades e universidades e devem ser feitas pelo sympla.com.br/rcd. As vagas são limitadas.

Além de políticas públicas e modelos implantados nos municípios, no encontro os gestores terão acesso às soluções desenvolvidas pela iFractal, Inovvati Tecnologia, IGTECH, Sistema Traz Valor, Binär Tech, Portal de Compras Públicas, VoxCity e Gênesis Tecnologia. O evento tem apoio institucional da Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (ASSOMASUL).

Serviço:

2º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes

21 e 22 de março de 2024 – Campo Grande

Local: CREA – MS

Endereço: R. Sebastião Taveira, 268 - São Francisco – Campo Grande (MS)

Início: 08h (Horário Local)

Inscrições gratuitas para servidores públicos: sympla.com.br/rcd

Informações pelo [email protected] ou pelo WhatsApp (41)3015-6812