Buscar

Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, via Sesau, presta homenagem no Dia do Médico

A gestão, que começou 14 médicos, hoje conta com 49 e mais um está prestes a chegar

Cb image default
Divulgação

A Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), prestou homenagem aos profissionais da medicina nesta quarta-feira (18). O motivo: 18 de outubro é o Dia do Médico. A Gestão Municipal, que começou os trabalhos em 2021 com 14 médicos, hoje conta com 49 e mais um – do Programa Mais Médicos – chegará ao Município próximo mês.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Maryane Hirahata Shiota, o trabalho executado pelos Médicos em Ribas do Rio Pardo é de primazia. “O trabalho tem sido intenso e todos eles têm executado suas atividades com muito carinho à população. Apesar do aumento populacional, temos conseguido executar as tarefas fundamentais e os médicos são muito importantes. Por isso, desejo um Feliz Dia dos Médicos a todos eles”, disse a Secretária Maryane Hirahata.

A Médica Ginecologista Deise Gardin, que trabalha em Ribas do Rio Pardo há 20 anos, disse que se trata de um dia especial, mas lembra que não é feriado. “É um dia de muito simbolismo e de expressão de sentimentos e reavivamento da memória”, avaliou a Doutora Deise Gardin. A escolha do dia 18 de Outubro para homenagear os médicos no Brasil tem origem cristã. Nessa data, a Igreja Católica comemora o Dia de São Lucas, um santo que em vida foi médico e, por isso, é considerado o protetor dos médicos pelos católicos, apesar do grego Hipócrates, que nasceu em 469 antes de Cristo, ser considerado o “pai da medicina”.

Para a Médica Mayara Vieira, que se tornou mãe recentemente, o dia 18 de outubro é de reflexão pela escolha da profissão. “Foram muitos anos de estudos, de muito esforço. O dia é especial porque os pacientes enviam mensagens de carinho e de gratidão”, destacou a Doutora Mayara Vieira. Para o Médico Pediatra Evandro Furlan, que atua em Ribas do Rio Pardo desde 2005, trata-se de um dia para ser celebrado. “O dia 18 de outubro acaba sendo o momento de reconhecimento da sociedade sobre a importância da nossa profissão. No meu caso, escolhi exercer a profissão com crianças e muitas delas já se tornaram pais de família”, frisou o Doutor Evandro Furlan.