Buscar

Em São Paulo, Gleice Jane fala sobre políticas públicas para a saúde da mulher

Encontro foi realizado entre o dia 31 de agosto e 1º de setembro

Cb image default
Gleice Jane. (Divulgação, Alems)

Do dia 31 de agosto ao dia 1º, a deputada estadual Glaice Jane esteve em São Paulo debatendo políticas públicas para a saúde da mulher, durante a Conferência de Lideranças Femininas, promovido pela Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama).

A ação tem o objetivo de fortalecer debates políticos voltados ao diagnóstico e combate do câncer de mama, bem como capacitar lideranças do terceiro setor em tópicos de governança e cenário político. “A saúde das mulheres sul-mato-grossenses sempre foi prioridade para nós. Em junho deste ano, realizamos o seminário ‘Saúde das Mulheres: Especificidades e Diversidade' [...]", disse.

“Abrimos um espaço de diálogo, reflexão e troca de experiências em relação ao tema, contribuindo para a formação de políticas públicas mais equitativas, inclusivas e efetivas. Com isso, criamos um espaço para os representantes de entidades públicas e organizações que ajudarão a traçar um panorama das principais dificuldades enfrentadas no desafio de assegurar políticas públicas para saúde feminina”, detalhou a deputada.

A roda de conversas deve ser realizada periodicamente até o próximo ano, com debates e reivindicações de saúde das mulheres trans, negras, indígenas, com deficiência, jovens, idosas, em privação de liberdade, em situação de rua, profissionais do sexo, do campo, ribeirinhas, trabalhadoras, profissionais de saúde, quilombolas, dentre outras.

O encontro da Femama aborda temas cruciais como o protagonismo feminino na política pela defesa dos direitos das pacientes oncológicas, o estímulo à proatividade das pacientes no processo de diagnóstico e tratamento, além de questões como a pressão social para a aplicação das Leis do 30 Dias e 60 Dias para exames e início do tratamento após diagnóstico.