Publicado em 14/08/2023 às 22:11,
Após cinco de uso excessivo do cigarro eletrônico, Sean Tobin precisou de cirurgia para retirada de parte do pulmão
O uso excessivo do cigarro eletrônico, o famoso vape, levou o pulmão do lutador de MMA amador Sean Tobin, de 20 anos, ao colapso, forçando-o a uma cirurgia de urgência. O jovem britânico iniciou o hábito de fumar em 2018, aos 15 anos, adotando o vape como parte de sua rotina diária. Ele admitiu que só interrompia o uso quando estava dormindo.
Disfunção erétil e a relação (comprovada) com o cigarro eletrônico da moda
Vapor do cigarro eletrônico faz mal aos pulmões
A nova vida de Ronald: treino 7 vezes na semana, dieta e menos 26 kg
No último dia 20 de julho, Sean sentiu intensa dor nas costas, o que o levou a procurar atendimento médico de emergência. O que ele acreditava ser um problema muscular revelou-se um colapso em seu pulmão direito.
Submetido a uma cirurgia emergencial, o atleta amador teve uma parte do pulmão removido. Imagens capturadas por microcâmeras revelaram a condição preocupante do órgão. Confira:
“O vape me levou à experiência mais dolorosa da minha vida. Passei dois anos precisando de ajuda para conseguir respirar e tenho, até hoje, um tubo no meu peito para impedir que meu pulmão volte a colapsar”, contou o Sean em seu perfil no Facebook.
Ao compartilhar sua dolorosa experiência, o lutador afirmou que treinava de quatro a sete dias por semana e se sentia plenamente saudável quando passou pelo colapso pulmonar.
“Pensava que nunca algo assim aconteceria comigo, pois sempre fui saudável. Podia ser com qualquer um, a única forma de evitar é deixar o vape”, escreveu.