Buscar

Ministérios das Mulheres e do Trabalho lançam plano de igualdade salarial e laboral

Governo federal anunciou um plano de 79 ações; veja

Cb image default
Reprodução/istockphoto.com

Nesta quarta-feira (18), em Brasília, o Ministério das Mulheres e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançaram o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre Mulheres e Homens. O evento também marcou a divulgação do 2° Relatório de Transparência Salarial e contou com a presença de autoridades como a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e o ministro do MTE em exercício, Francisco Macena.

O plano apresenta 79 ações organizadas em três eixos principais: acesso ao mercado de trabalho, permanência nas atividades laborais e ascensão profissional. As ações visam enfrentar barreiras que impedem a igualdade no trabalho, promover políticas para o compartilhamento de responsabilidades familiares e criar oportunidades para mulheres jovens em áreas como ciências exatas.

O acompanhamento da implementação do plano será feito por um Comitê Gestor composto pelos Ministérios das Mulheres e do Trabalho e Emprego, além de outros órgãos. O plano é resultado das discussões do Grupo de Trabalho Interministerial, que funcionou até fevereiro de 2024 e contou com a participação de 10 ministérios e o Gabinete Pessoal da Presidência da República.

O Brasil, na presidência do G20, está comprometido com a igualdade salarial e laboral e o empoderamento das mulheres. Esse esforço também se alinha ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 5 da ONU, visando melhorar a inclusão das mulheres nas políticas de desenvolvimento econômico e social.