Buscar

No mês do meio ambiente, educação ambiental ganha reforço com palestras sobre podas preventivas

Em 2023 a Energisa realizou mais de 280 mil podas em Mato Grosso do Sul

Cb image default
Divulgação

A informação é cada vez mais uma ferramenta importante na disseminação de temas que fazem parte do cotidiano dos consumidores. No caso do setor elétrico não é diferente. A poda preventiva é um dos assuntos abordados em palestras levadas aos mais diferentes locais como prefeituras municipais e universidades. Uma das mais recentes foi realizada em Naviraí para alunos do curso de arquitetura da UFMS durante a Semana de Educação Ambiental.

O supervisor de Construção e Manutenção da Energisa MS, Bruno Camargo de Souza, explicou sobre a importância de prevenir que galhos de árvores encostem na rede elétrica para reduzir o risco de descargas elétricas e interrupção de energia. “Também explicamos os cuidados que os eletricistas seguem para executar o serviço em segurança, sem colocar em risco a vida dos profissionais e de quem passa pelos locais das podas”, acrescentou Bruno.

“Ao passarmos essas informações para alguns pontos chave da sociedade esperamos que elas sejam repassadas e atinjam o maior número de pessoas. A Energisa reforça que o cliente nunca deve fazer podas de árvores que estiverem próximas ou em contato com a rede elétrica por conta própria, e sim entrar em contato com a concessionária”, alerta o coordenador de Construção e Manutenção da Energisa MS, João Ricardo Costa Nascimento.

Durante todo o ano passado, a concessionária realizou 282.376 podas preventivas em Mato Grosso do Sul, por meio de um cronograma a partir de pontos previamente identificados. E como funciona caso alguém precise acionar a Energisa? O serviço de poda de árvores em espaço público é de responsabilidade do município, já em áreas privadas, cabe ao proprietário do imóvel ou terreno contratar um especialista, para realizar esta atividade. A concessionária só deve ser acionada quando os galhos já estão muito próximos da rede elétrica.

Serviço

No caso de árvores em contato com a rede elétrica, é possível comunicar a Energisa pelo 0800 722 7272. Em outras situações, é preciso acionar a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana) pelo número (67) 4042-1323.