Nova Alvorada do Sul celebra 30 anos e segue rumo ao desenvolvimento

Atvos presente no crescimento do município de Nova Alvorada do Sul

Nesta quarta-feira (27), Nova Alvorada do Sul comemora mais um aniversário, quando completa 30 anos de história. O município está situado a apenas 115 quilômetros da capital do Estado e, de acordo com a projeção feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano passado atingiu a marca de 22 mil habitantes.

Como principal vertente econômica, “A Atvos parabeniza Nova Alvorada do Sul e seus mais de 22 mil habitantes por 30 anos de uma trajetória ímpar em Mato Grosso do Sul. Temos um imenso orgulho de participar dessa história há 12 anos, que tanto contribui para o desenvolvimento do agronegócio e do setor sucroenergético, tanto no Estado quanto no País. Seguimos firmes para construir novos capítulos e dar continuidade ao nosso compromisso de fomentar o desenvolvimento social, econômico e ambiental do município e da região”, afirma Marcelo Annes, diretor superintendente do Polo Sul da Atvos.

Dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) apontam que, em 2018, esse foi o setor que mais contribuiu para o volume do Produto Interno Bruto (PIB) da cidade que, no último levantamento, ocupou a 15ª posição no ranking estadual. No total, a geração de riquezas resultou em R$ 1,4 bilhões e 34% desse valor corresponde a Agropecuária. Em seguida, como a segunda maior contribuição setorial aparece a Indústria com 33% e a área de Comércio Serviços com 31%.

Para impulsionar, ainda mais, o crescimento de Nova Alvorada do Sul, neste ano, a Prefeitura Municipal aderiu ao programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae. De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS e titular Semagro, Jaime Verruck, a parceria vem para somar com o trabalho feito pela gestão do município.

“Nova Alvorada do Sul completa 30 anos de história com o apoio do Cidade Empreendedora, que vem para auxiliar os pequenos produtores. Além disso, o programa atua junto aos empreendedores locais para que eles possam fortalecer suas empresas, ajudando a criar um ambiente de negócios favorável que vai auxiliar na transformação da economia local”, ressaltou Jaime.

Cidade Empreendedora em Nova Alvorada do Sul

Com a proposta de transformar a economia e promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o programa é executado no município desde março quando teve início a ação “Sebrae na sua Empresa”. Agentes da instituição visitam os pequenos negócios para identificar qual é a necessidade dos empresários e propor soluções, no total, mais de 600 empreendedores já foram atendidos.

O “Sebrae na sua empresa” é uma das ações que integram a linha de atuação do programa direcionada ao atendimento do pequeno empresário. Em Nova Alvorada do Sul, esse público corresponde a 82% da densidade empresarial e ao fortalecê-lo é possível promover a geração de emprego e renda no município. A ação Empresa Segura também é outra iniciativa que tem esse propósito – em parceria com o Sesi, cerca de 60 empresários recebem consultoria gratuita em biossegurança. Além disso, o Cidade Empreendedora levou para Nova Alvorada do Sul, em conjunto com o Senai, cursos gratuitos para empreendedores e trabalhadores por meio de unidades móveis de capacitação voltadas para as áreas de Transformação Digital, Redução de Desperdício, Costura e Panificação.

Junto com o trabalho desenvolvido na área urbana, o produtor rural também recebe o apoio do Sebrae/MS para que possa melhorar a produtividade e as vendas. Além do suporte direto ao empreendedor, seja no campo ou na cidade, outra vertente do programa Cidade Empreendedora atua no âmbito das políticas públicas com o objetivo de desburocratizar processos e melhorar o ambiente de negócios. O eixo de Compras Públicas está ligado a este tipo de atuação e os trabalhos estão em execução em Nova Alvorada do Sul.

Foram apresentadas estratégias que podem ser adotadas pela prefeitura para fomentar o desenvolvimento da cidade, a partir das compras feitas pelo próprio município. Uma delas é fazer com que os pequenos negócios locais sejam priorizados nos editais de licitação. Além disso, os funcionários são capacitados para tornar o processo licitatório mais célere e eficiente e são desenvolvidas ações para despertar no empreendedor o interesse em participar dos pregões.

Outra ação que já teve início no município integra o eixo Educação Empreendedora – é o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A metodologia visa despertar nas crianças e adolescentes a criatividade e o interesse pelo empreendedorismo. Para que a temática seja trabalhada com os alunos do 1º ao 9º ano em sala de aula, ou de forma virtual, o Sebrae realiza a capacitação dos professores.

Além de promover uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas, o programa também atua para estimular o desenvolvimento empresarial e formar lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora. Nessa linha, o prefeito de Nova Alvorada do Sul, José Paulo Paleari, participa da mentoria de prefeitos, com um consultor do Sebrae/MS que também já foi líder do executivo e oferece suporte na solução de problemas e implementação de boas práticas.

Por meio do eixo “Liderança”, também foi realizada no município a Oficina de Planejamento Participativo que, em junho, reuniu representantes da administração pública e dos principais setores econômicos, como Associação Comercial e Sindicato Rural, para que fossem elencadas as ações prioritárias voltadas para melhorar o município. Esse diálogo com os interlocutores e a análise de pesquisas socioeconômicas feitas pelo Sebrae, deram origem ao Plano de Desenvolvimento Econômico de Nova Alvorada do Sul que foi lançado na última segunda-feira (25).

O documento irá nortear a execução do programa Cidade Empreendedora no município e é composto 20 ações voltadas para fomentar a agricultura familiar, fortalecer o comércio local, além de impulsionar a área de cultura.

Serviço

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.

ALEMS:UNIÃO DE ESFORÇOS