Outubro Rosa: administração Municipal de Nova Alvorada do Sul realiza caminhada em abertura das ações do mês de prevenção ao Câncer de Mama

Fotos:Alvorada Informa

Na manhã desta segunda-feira (14), a Administração municipal de Nova Alvorada do Sul, através da Secretaria de Saúde, realizou a caminhada do Outubro Rosa, após a caminhada, todos os participantes foram recepcionados no paço municipal pelo prefeito Arlei Barbosa.

O prefeito Arlei Barbosa, destacou que este mês é muito importante para o município. “É o mês de prevenir nossas Sulnovaalvoradenses contra o câncer de mama. E esse é o momento, de alertar a população para que se previnam contra essa doença, e por isso estamos aqui nessa caminhada, para alertar a população. Esse é o caminho, é da prevenção e da união”, destacou o prefeito Arlei Barbosa.

Participaram da caminhada os secretários; Oliveira Borges (Saúde), Manoel Rocha (Obras) e Valtrudes Machado (Governo) e vereador Francisco Sales.

DOENÇA

O portal do Ministério da Saúde esclarece que o câncer da mama ocorre quando há um desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno. O sintoma mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não.

http://assomasul.org.br/