Sol predomina e domingo será mais um dia quente e seco no Estado

Foto: Saul Schramm

O domingo (13) em Mato Grosso do Sul será de céu claro a parcialmente nublado com predomínio de sol em todas as áreas. Continua valendo o aviso de onda de calor emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de risco à saúde com as temperaturas até 5ºC acima da média. 

A umidade relativa do ar também deve permanecer baixa em todas as regiões do Estado. A variação será de 50% a 10%, quando o recomendado para a saúde é de 50% a 80%, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Nestas condições são necessários alguns cuidados com a saúde que vão desde aumentar a ingestão de líquidos, buscar uma alimentação saudável, manter ambientes livres para a circulação de ar, utilizar umidificador, evitar aglomerações, evitar carpetes ou cortinas que acumulem poeiras, lavar narinas e olhos com soro fisiológico, e evitar exercícios físicos durante a tarde.

Uma grande amplitude térmica será registrada neste domingo. A mínima está estimada em 15°C e a máxima pode chegar aos 42°C. Confira as mínimas e máximas estimadas pelo Climatempo para algumas cidades do Estado. 

Campo Grande – 23°C e 38°C

Dourados – 24°C e 39°C 

Corumbá – 24°C e 42°C

Três Lagoas – 26°C e 40°C

Quando chove?

Pronóstico do Centro de Monitoramento do Clima e do Tempo (Cemtec) indica que as condições atuais de clima de deserto devem começar a diminuir com a chegada da primavera que pode trazer chuva para Mato Grosso do Sul. Há expectativa que chova em pontos isolados da região sudoeste do Estado na próxima sexta-feira (18), e as precipitações se estendam apara outras áreas do Estado até domingo (20).  

Mireli Obando, Subcom

http://assomasul.org.br/